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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

DEUTERONÔMIO 30.1E — A LEI É DESIGNADA PARA NOS DAR CONHECIMENTO DO PECADO. - MARTINHO LUTERO COM A SERIE NASCIDO ESCRAVO

Resultado de imagem para MARTINHO LUTEROEssa é a terceira passagem que você cita a favor do “livre-arbítrio”. No texto se lê: “Te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: es- colhe, pois, a vida...”. Você diz: “O que poderia ser mais claro, do que dizer que o homem tem liberdade de escolha?” Entretanto, replico que você está cego! Quando Moisés disse “escolhe, pois, a vida”, porventura o povo israelita escolheu a vida? Se eles tivessem feito essa escolha, não teria havido necessidade das operações do Espírito Santo. Você diz: “É ridículo dizer a um homem, diante de dois caminhos, para ele ir pelo que lhe agrada, se apenas um dos caminhos estiver livre à sua frente”. Que ilustração tola! É verdade que nós estamos diante de uma bifurcação; porém os dois caminhos — e não somente um — estão fechados para nós. Somos incapazes de tomar o caminho que conduz ao bem, sem a graça de Deus. E nem mesmo podemos tomar o outro cami- nho, sem a permissão de Deus! Em Romanos 3.20, Paulo não diz: “Pela lei vem o pleno conhecimento da bondade”, nem: “Pela lei vem o pleno conhecimento da vontade”. Ele diz: “Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”. A lei não ensina o que os homens podem fazer, mas o que os homens devem fazer. Em seguida, você cita Deuteronômio 3 acerca de “escolher”, de “desviar-se” e de “observar”. Você diz que se as pessoas não têm realmen- te poder para fazer essas coisas, então os mandamentos são destituídos de significado. Uma vez mais, porém, todos esses mandamentos dizem o que as pessoas devem fazer e não o que podem fazer. Não são destituídos de significação. Têm por desígnio ensinar ao homem orgulhoso o quão impotente ele é. Você tenta ridicularizar essa posição, comparando-a a um homem que esteja totalmente amarrado, menos o seu braço esquer- do. Então lhe é dito que há um bom vinho à sua direita e veneno à sua esquerda. É-lhe então ordenado que escolha um deles. O que você está tentando provar com essa ilustração? Estará tentando provar a liberdade absoluta da vontade humana? Mas quão esquecido você é! Você já tinha dito que o “livre-arbítrio” nada pode fazer sem a graça de Deus. Você tentou ridicularizar a minha posição com a sua ilustração, porém deixe- me expor a minha posição com uma ilustração melhor. Imaginemos um homem com ambos os braços amarrados! Esse homem gaba-se de que é livre para mover seus braços para a direita e para a esquerda. Ordena-se, então, a ele que mova um braço em uma certa direção — não a fim de divertir-se com ele, mas a fim de provar que ele é incapaz de obedecer. Nas Escrituras aprendemos que o homem não apenas está amarrado por Satanás, mas também iludido na crença de que é livre para fazer o que é direito. A lei de Moisés foi dada para mostrar aos homens que eles estão iludidos com sua liberdade imaginária.

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