ESPANHA REMOVE MILHARES DE MÁSCARAS DEFEITUOSAS POR NÃO PROTEGER O PESSOAL MÉDICO
O Governo de Espanha ordenou esta semana a retirada de um lote de mais de 350.000 máscaras que não cumprem os critérios de protecção nem a legislação europeia.
O Serviço Regional de Saúde (Sescam) procedeu à verificação da existência de máscaras FFP2 do fabricante «Garry Galaxy» nos seus centros de saúde; após o alerta do Ministério do Trabalho e da Economia Social ao observar uma incidência num lote específico do produto.
Como confirmou nesta sexta-feira o ministro Salvador Illa, «houve um problema com um lote de máscaras, nos comunicaram as comunidades de Aragão e Catalunha».
Em Madri levam semanas utilizando as máscaras defeituosas
«O Governo impediu a utilização de máscaras defeituosas», e o fornecedor terá de voltar a fornecer outro lote. No entanto, os profissionais de saúde da Comunidade de Madrid indicaram que as utilizam desde há semanas até «ha três dias».
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério da Saúde, o Instituto de Segurança e Higiene no Trabalho analisou dois tipos de máscaras deste fabricante; que faz parte da lista de fornecedores autorizados pelas autoridades chinesas.
O resultado do estudo revelou que as máscaras contidas numa embalagem azul deste fabricante estão em conformidade com as especificações técnicas estabelecidas na UNE 149:2001 +A1:2010; enquanto que na remessa contida em embalagens verdes notou uma incidência num lote específico.
Por esta razão, o Governo de Espanha transmitiu informações urgentes a todas as comunidades autónomas para proceder à retirada imediata de todas as máscaras «Garry Galaxy» contidas em embalagens verdes.
Nenhum comentário
Postar um comentário